sábado, 22 de agosto de 2015

A Escolha - Nicholas Sparks


Como este é um blog de duas apaixonadas confessas por Nicholas Sparks, vamos começar falando dele com uma resenha do livro que ganhou adaptação para o cinema recentemente: A Escolha. O livro é incrível. Fala sobre amor, esperança, e superação.

A Paris Filmes já anunciou que o lançamento está previsto para o dia 7 de abril de 2016. Nem preciso dizer que já estamos ansiosas.

Em A Escolha, Sparks narra a história de Gabby, uma moça exemplar, daquelas que sempre andou conforme o que os pais consideravam correto para uma dama, e nunca se envolveu em problemas e Travis, um veterinário que ama praticar esportes radicais.

Gabby muda para a pequena cidade de Beaufort, onde Travis mora, para trabalhar em uma clínica pediátrica como assistente médica e também para ficar mais próxima de seu namorado Kevin. Pouco tempo depois ela descobre que seu vizinho, Travis, tem um cachorro que engravida sua cadela e assim começam os problemas e mal entendidos entre os dois.

Após vários desentendimentos em razão da gravidez da cadela, já que ele é veterinário e cuida dela, a aversão começa a se transformar em paixão e admiração. Travis se apaixona por Gabby quase que instantaneamente. A forma direta e sincera com que ela fala são o que ele sempre quis em uma mulher mesmo sem saber, e isso faz com que ele a admire cada vez mais. O jeito livre de ser de Travis, encanta pouco a pouco Gabby, que mesmo lutando muito para que isso não aconteça, acaba se apaixonando também por ele.

A primeira parte do livro narra todo esse contexto, os dias que eles passam juntos e a forma como eles vão se descobrindo cada vez mais apaixonados um pelo outro. Mas como dizem que tudo que é bom, dura pouco, quando o namorado de Gabby volta de uma viagem, ela tem que fazer uma escolha difícil e resolver que caminho seguir. É a primeira escolha do livro, por isso o título.

A segunda parte se passa onze anos depois desse encontro entre os dois. Nesse momento é a vez de Travis fazer uma escolha difícil. Ele se pergunta o tempo inteiro até onde se deve ir por amor. Se, por amor, tudo vale a pena, inclusive mentir. Nós envolvemos com o dilema dele página após página. Ele se depara com várias situações que vão colocar à prova tudo o que ele acredita a respeito do amor.

O livro me fez pensar em como eu agiria se estivesse no lugar de Travis. Acredito que teria seguido o mesmo caminho. Acho muito boa essa capacidade que o Nicholas Sparks tem de nos fazer adentrar na história e de viver um pouco disso junto com os personagens. Como sempre a narrativa dele nos faz ficar centrados no livro, na ansiedade por saber como será o final. As reviravoltas que sempre têm em suas histórias são o que há de melhor. 

Ver a forma como o amor dos dois floresce e como cada um, à sua maneira, luta por esse amor, apesar das escolhas feitas durante todo o tempo, é maravilhoso.

A dedicação e a esperança são os temas centrais desse livro. E nos faz pensar se teríamos a mesma força para fazer as escolhas que eles fazem ou se seguiríamos em caminhos opostos. Acredito que quem gosta dos livros do Nicholas Sparks vai se deliciar com esse. Um romance lindo e que dá gosto de ler.

Por Lídia Karla

0 comentários:

Postar um comentário