terça-feira, 8 de setembro de 2015

O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry e o Meu


Um encontro de príncipes. É assim que eu defino a estreia do filme O Pequeno Príncipe no cinema.

Fiquei feliz e impressionada em ver meu filho descrevendo a história que eu havia contado a ele pelo livro durante o filme. Cada cena do filme ele identificava, lembrava e fazia um comentário. Só aquilo já valeu assistir ao filme. Porém, a exibição do Pequeno Príncipe na telona, um livro que fez parte da minha infância, foi uma verdadeira viagem ao passado.

Eu sempre gostei de ler. E sempre soube que quando tivesse um filho iria incentivá-lo a fazer o mesmo. Mas ver isso acontecendo é indescritível.
Para meu deleite agora meu filho identifica o livro em todas as livrarias em que vamos. Ele pega e reconhece todas as cenas do filme no livro, “olha mãe tem tudo aqui mesmo, até aquele carinha mal”... É fantástico !


O meu filho ainda não sabe ler, mas nem por isso eu não incentivo a leitura. Pego os livros, leio para ele e depois falo “é sua vez”. Ele responde “não sei ler”, e eu digo “leia do jeito que você sabe, use sua imaginação”. E para minha total satisfação ele usa tudo que eu li para ele antes, da maneira dele, contando a história dele. É a perfeição!


Após ver esse filme e viver essa experiência, eu ganhei mais uma maneira de ver e sentir a inocência retratada na história de O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry. Agora eu vejo e sinto através dos olhos do Meu Pequeno Príncipe. Aquele que me mostra todos os dias que só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos. Não é preciso saber ler para entender a magia dos livros.  

Por Paty Maia

0 comentários:

Postar um comentário