quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Gênero Literário: Chick-lit

Hoje resolvi falar sobre um estilo de livros que adoro: o Chick-lit. É um gênero feminino que aborda várias questões do dia a dia da mulher moderna. São histórias muito divertidas, de leitura fácil e contagiante, que tem o intuito de retratar a vida da mulher de forma leve e charmosa.

Esse modelo surgiu com o lançamento de livros como “O Diário de Bridget Jones”, na década de 1990. Quem leu esse livro sabe bem do que estou falando. É uma narrativa com a qual você se identifica facilmente e se diverte muito enquanto lê.



Outros livros que representam esse gênero são os da autora Marian Keys (Melancia, Um Bestseller para Chamar de Meu, Férias, Sushi, entre outros). A autora mostra como esse gênero é abrangente, pois não foca apenas no romantismo, mas aborda temas que são parte da vida de qualquer mulher: TPM, compras, amizade, romance, relação familiar etc.

As mulheres facilmente se identificam com as protagonistas das narrativas, afinal, quem nunca se preocupou com o peso e se viu em situações constrangedoras como a Bridget em “O Diário de Bridget Jones”, de Helen Fielding? Quem nunca conheceu uma pessoa tão controladora como a Darcy em “O Noivo da Minha Melhor Amiga”, de Emily Giffin? Quem nunca comprou algo que não precisava, mesmo sabendo que não deveria, como a Rebecca em “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, de Sophie Kinsella? Ou ainda, quem não teve ou conheceu um chefe tão sem noção quanto a Miranda de “O Diabo Veste Prada”, de Lauren Weisberger? Sem falar em “Sex and the City”, de Candace Bushnell, no qual praticamente todas se veem caracterizadas nas protagonistas!


Não estou dizendo aqui que esse gênero é voltado apenas para o público feminino. Longe de mim dizer algo assim. Principalmente porque não gosto de rótulos quando o assunto é leitura. Acredito que não existem livros que mulheres devam ou não devam ler. Até mesmo porque, existem homens que não só leem, como também gostam e se divertem ao imaginar as aventuras e confusões nas quais a maioria das protagonistas dessas histórias está envolvida.

Imagino que muitas pessoas não saibam que livros desse gênero são conhecidos como Chick-lit. Para quem ainda não leu nenhum, indico os da Marian Keys e da Emily Giffin, só para começar. Porque sei que depois que conhecer, não vai mais querer parar!

Por Lídia Karla

0 comentários:

Postar um comentário